domingo, 19 de agosto de 2012

Dependência / Ponto Fraco!

A dependência não é alguma coisa que acontece simplesmente em razão do contato com gente dominadora. Constitui, como todos os comportamentos de pontos fracos, uma escolha. Você ensina as pessoas a dominarem-no e a tratá-lo da maneira pela qual sempre foi tratado.
Há muitos esquemas que mantêm o processo de dominação e os mesmos só são repetidos se dão resultado. Dão resultado se mantem você na linha e numa posição dependente no relacionamento.
 Aqui estão algumas das estratégias comum para a manutenção da trama de domínio e controle do relacionamento:
  • Todas as maneiras de berrar, girar e levantar a voz. Isso o manterá na linha, se você é uma pessoa suave e que gosta das coisas tranquilas e fáceis.


  • Comportamento de ameaça, tal como: "Vou-me embora, vou conseguir um divorcio".

  • Insinuação de culpa:" Você não tinha o direito de...", "Não compreendo como você pode ter feito semelhante coisa". Se culpa é o seu ponto fraco, então você pode ser mantido(a) em submissão com tais afirmações.

  • O uso da raiva e de comportamento explosivo, tal como atirar as coisas, praguejar, golpear os objetos.

  • A armadilha da doença física. Ter um ataque de coração, dor de cabeça, problemas nas costas, ou lá o que seja, quando um dos parceiros não se comporta da maneira que o outro deseja que o faça. Você pode ser manipulado por esse meio, se tiver ensinado ao seu parceiro que se comportará bem quando ele estiver doente.








  • O tratamento do silencio. Deixar de falar e mostrar-se deliberadamente amuado são estratégias soberbas que um dos parceiros pode empregar para manobrar o outro na direção do comportamento adequado.


  • A rotina das lágrimas, na qual você chora para ajudar a outra pessoa a sentir-se culpada.








  • A encenação de ir embora. Simplesmente levantar-se e sair é uma boa maneira de manipular um parceiro no sentido de assumir ou de abandonar determinado comportamento.

  • O estratagema do:"Você não me ama" ou "Você não me compreende" como meio de conseguir o que deseja e de manter a dependência no relacionamento.


  • O esquema do suicídio: "Se você não fizer o que eu quero, então eu me mato" ou "Se você me deixar, eu acabo com tudo".


Todas as estratégias citadas representam métodos que mantêm a outra pessoa no relacionamento. São usadas quando dão resultado. Se um dos parceiros se recusa a ser manipulado por eles, o outro não continuará a usá-los. 
É apenas quando um companheiro reage bem a esses ardis(ser astucioso) que o outro adquire o hábito de usá-los.
Mas você pode fazer as suas mudanças, seja no trabalho, na família, num restaurante, no ônibus, em qualquer lugar em que receba um relacionamento ordinário que lhe desagrade.
Em vez de dizer: " Por que é que você não me trata melhor?" comece a dizer: "Que é que eu estou fazendo para ensinar os outros a me tratarem dessa maneira?" Ponha o foco em si mesmo e comece a mudar essas reações.










"Dr. Wayne W. Dyer". O livro seus pontos fracos. Página 179/181.







2 comentários:

  1. Miraci parabéns matéria completa merece um voto !
    http://www.aramehabil.com.br

    ResponderExcluir
  2. Você é ótimo amigo!Este foto vai fazer a diferença!Uma ótima semana! Muitos abraços!!:)

    ResponderExcluir