domingo, 29 de abril de 2012

Dança do ventre! E outras danças, sugerem saúde e beleza!


 A dança do ventre é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional.
 
De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C, seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, 
 Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães. 
É composta por uma série de movimentos vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo. 
É possível que alguns dos movimentos, como as ondulações abdominais, já fossem conhecidos no Antigo Egito, com o objetivo de ensinar às mulheres os movimentos de contração do parto. Com o tempo, foi incorporada ao folclore árabe durante a invasão moura no país, na Idade Média. Não há, contudo, registros em abundância da evolução na Antiguidade. 



Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo. A expressão dança do ventre surgiu na França, em 1893. Na atualidade ganhou aspectos sensuais exóticos, sendo excluída de alguns países árabes de atitude conservadora.


Ao longo dos anos, sofreu modificações diversas, inclusive com a inclusão dos movimentos do ballet clássico russo em 1930.

Você não é muito fã de academia?
 Que tal praticar dança do ventre? Inspire-se na personagem Jade, vivida por Giovanna Antonelli na novela “O Clone”, reprisada  na Rede Globo. Com a dança, você pode emagrecer, modelar o corpo, espantar o estresse e aumentar o amor-próprio!







E tem muito mais!

 “Além de perder peso, quem pratica dança do ventre melhora o condicionamento físico, aprimora a coordenação motora, desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e natural (principalmente quadril, pernas, cintura, braços e abdômen) e se torna mais flexível”, afirma Yegane Dilshad, bailarina, coreógrafa, professora e coordenadora da Escola de Dança Sete Véus, em São Paulo. 
Em uma hora de aula, é possível queimar até 400 calorias!





Você sabia que a dança também ajuda na prevenção de algumas doenças articulares como artroses e artrites? Também melhora a circulação sanguínea, principalmente das pernas. Proporciona ainda uma melhora em problemas posturais.

Mais do que trabalhar o corpo, a dança vai além. Envolve também mente e coração. Você melhora a autoestima e estimula a feminilidade e a sensualidade. 


“É uma ótima forma de extravasar energia, descontrair e animar. A dança já vem sendo recomendada até por psicólogos e psiquiatras como uma ótima maneira de trabalhar bloqueios psicológicos”.

Ficou animada? Liberte a dançarina que existe dentro de você e seja feliz!




Os benefícios proporcionados pela dança.

Ao dançar, libertamos nossas emoções, melhoramos o condicionamento físico e ainda nos divertimos com os próprios tropeços. E o melhor:  qualquer pessoa pode calçar sapatilhas e descobrir quão prazeroso é se apossar do próprio corpo e movimentá-lo ao sabor da música.
Segundo a professora Milena Malzoni, proprietária da escola Milena Malzoni Dance Center, "a dança melhora a flexibilidade e a postura corporal, o condicionamento aeróbico aprimora a coordenação motora e o equilíbrio, e ainda auxilia na perda de peso".
 Mas para isso é preciso se entregar por completo. 


E a julgar pela variedade de estilos que agitam o mundo das sapatilhas, não é difícil deixar de lado a rigidez e desânimo.


"Cada modalidade trabalha posturas físicas e sentimentos específicos", afirma o bailarino e coreógrafo J. C. Violla. Segundo ele, a valsa enfatiza oscilações de altura; o tango, torções do tronco. A rumba pede movimentação intensa da bacia, ao passo que o foxtrote se vale de posturas muito alongadas. 

Passear por todo esse repertório, dizem os praticantes, é puro deleite.
Nesse embalo, garantem os entendidos, a autoestima também atinge as alturas e a timidez segue a rota oposta. 
Não por acaso, depois de algumas aulas, é comum as adeptas passarem a emanar um brilho especial.
 "As alunas sentem-se mais sensuais e interessantes", diz Milena. Seja por obra da endorfina ou pela catarse acionada pela trilha sonora, o estresse e as preocupações viram pó nesse reduto dominado pelo encantamento.
Além disso, a prática ainda burila a memória e a concentração.
 Sem esses dois atributos, os passos que compõem uma coreografia jamais poderiam ser executados com graça e fluidez. 

Como dizem os especialistas, não basta repetir mecanicamente a sequência proposta.
A emoção precisa aflorar, conferindo expressão aos movimentos. Mas, segundo o coreógrafo e educador corporal Ivaldo Bertazzo, fundador da Escola do Movimento, em São Paulo, antes de atingir esse estágio, a aluna deve trabalhar a consciência corporal. "É preciso, primeiro, desenvolver a percepção interna do movimento e, depois, a noção espacial. 
A emoção vem como consequência", ele afirma.
O melhor é que a auto-observação das funções motoras se estende para além da sala de aula. "As pessoas passam a perceber como se mantêm sentadas, como organizam gestos corriqueiros, entram e saem do carro com mais facilidade", diz. E, o mais importante, "ganham disposição para vencer o enrijecimento corporal causado pelo envelhecimento".
 Encontre o seu lugar na pista!
    
Mais um empurrãozinho!!!


* Corrige a postura, conferindo elegância e fazendo “crescer” até três centímetros. 
* Modela ombros e braços, dando contornos mais definidos. 
*Ao corrigir a postura, eleva os seios favorecendo seu formato. 
*Fortalece e enrijece o ventre, diminuindo a barriga, deixando uma barriga de lira.
*Arredonda e endurece quadril e glúteos.


*Tonifica e desenvolve os músculos da perna, principalmente as coxas e panturrilhas. 
*Auxilia na perda de calorias. (aproximadamente300 calorias).
*Relaxa e traz bem estar emocional. 
*Desenvolve a auto-estima e a confiança em si própria. 
*Traz desenvoltura e desinibição.
*Confere vaidade e graciosidade ás praticante.


*Ativa a circulação sanguínea.
*Melhora o funcionamento do aparelho digestivo, dos rins e dos órgãos sexuais. 
*Proporciona a redescoberta do feminino, com todo o sensualismo que lhe é peculiar.
*Aprende a ter um cuidado mais delicado com o próprio corpo.
*Desenvolve a capacidade de ressaltar seus pontos interessantes e atenuar os menos favorecidos.
*A  aceitação de si mesma como ser encantador, diferenciado e belo;
*Desenvolve a agilidade mental, concentração e atenção tanto na música quanto nos movimentos.
*Estimula a criatividade;
*A timidez que muitas vezes atrapalha o processo de aprendizado é trabalhada aos poucos, possibilitando melhoria nos relacionamentos;
*Auxilia em problemas menstruais, hormonais e partos, diminuindo cólicas, equilibrando as funções sexuais e facilitando contrações e dilatações.


http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/reportagem/auto-ajuda/beneficios-proporcionados-pela-danca-620152.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário