quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ritos Tibetanos! 5 (cinco) Movimentos que Rejuvenescem!

Com 5 movimentos que nos rejuvenescem com saúde e bem estar!



Sem muitos recursos você se sente ótima!

Estes movimentos estimulam os Chackras (centros de energia, que depois em outro post explicarei) e todo o sistema glandular. Com isso, melhora o tônus muscular e desenvolve a elasticidade. Tonifica a corrente sanguínea, lubrifica as articulações e aumenta a flexibilidade. Envelhecemos primeiro é quando andamos e ai vem à curvatura e a rigidez.


A sequência, quando praticada diariamente, aumenta consideravelmente a força física e mental, criando um  bem estar físico. Também alivia o stress nervoso, melhora a respiração e digestão, beneficia  o sistema cardiovascular e conduz a um profundo relaxamento e bem estar.

São cinco (5) exercícios, mas não é preciso que você faça os cinco se tiver dificuldades. Faça no mínimo dois (2): o de movimento giratório e outro à sua escolha.


Como fazer;
·        Escolha no mínimo 2 exercícios (mas pode ser extremamente útil que faça só o número um(1) todos os dias) e faça todos os dias na hora que for conveniente para você;
·        Cada exercício deve ser feito em três (3) repetições de cada um e você conta uma semana para aumentar 2 repetições cada um. Então, na primeira semana são 3 repetições de cada um, na semana seguinte aumente duas (2) vezes, portanto serão cinco (5) e assim por diante;
·        Com dez (10) semanas estará fazendo 21 vezes cada exercício que escolheu (neste ponto você não precisa aumentar o número de exercícios).

·        ATENÇÃO! O EXERCÍCIO NÚMERO UM (1), O DE GIRAR, FAÇA SÓ TRÊS (3) VEZES  SEMPRE! NO INICIO FIQUE PERTO DE ALGO MACIO, POIS VOCÊ PODE FICAR TONTO!
                                           Exercício 1.
                                     
               De pé, abra os braços lateralmente e gire da esquerda para a direita de olhos abertos olhando para um ponto fixo. Sempre na mesma direção, faça 3 giros. Esse movimento acelera a velocidade dos centros de energia.
 Exercício 2.
Deitado de costas, braços ao longo do corpo, palmas das mãos viradas para o chão, elevar a cabeça ao mesmo tempo em que eleva as pernas juntas, prender a barriga e soltar a respiração quando subir. Retornar lentamente.
Atenção: aos que têm problema na região lombar, devem realizar o exercício com os joelhos semi-flexionados.
  




De joelhos no chão, coloque uma almofada fina e macia para proteger os seus joelhos e com o corpo ereto, palmas das mãos junto às laterais do bumbum, pode se apoiar no bumbum também. Inclinar a cabeça  devagar até onde você conseguir. Com o  tempo vai conseguir inclinar muito mais. Voltar à posição inicial devagar.


Exercício 4.
Sentado de pernas estendidas, mãos no chão e coluna reta. Abaixar a cabeça na direção do peito. Numa inspiração, levar a cabeça para trás devagar e, ao mesmo tempo, erguer o corpo sustentando como se fosse uma mesa. Para voltar, trazer primeiro a cabeça e abaixar o corpo devagar.


                                    


Exercício 5.
Este foi o que encontrei mais dificuldade, então eu sempre fazia menos repetições, não tem problema.
Deitar de bruços com palmas no chão. Elevar o tronco apoiando-se nas mãos. Numa expiração, levar o corpo até formar um V invertido, como mostra a figura. Demore cerca de dez (10) segundos nesta posição e depois volte lentamente.

É importante que fale com um educador físico, médico, fisioterapeuta, explique e mostre os exercícios, assim ele pode te orientar a fazê-los bem feito.
                  TUDO NA DEVIDA E CORRETA PROPORÇÃO. 

O QUE MATA É TRISTEZA E DESILUSÃO!


Um comentário: